Você não precisa sofrer com a DTM e as Dores Orofaciais.
Com o diagnóstico correto alinhado com o tratamento adequado, podemos aliviar os sintomas e proporcionar a melhora no seu bem-estar.
Bruxismo | Zumbido | Placa Oclusal | Estalo na Mandíbula | ATM
Disfunção Temporomandibular (DTM), é definida como um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a Articulação Temporomandibular (ATM) e estruturas associadas. existem vários tipos, podem ser divididos em articular e muscular. A pessoa pode apresentar um ou mais tipos de DTM.
Pode causar dor e desconforto durante a função mandibular, ou seja, mastigar, falar, engolir, etc. As causas da DTM podem estar relacionadas a genética, bruxismo e questões emocionais, como estresse, ansiedade e depressão.
Dor orofacial (DOF), por definição, é toda dor associada a tecidos moles e mineralizados (pele, vasos sanguíneos, ossos, ou músculos) da cavidade oral e da face.
A dor orofacial é uma dor na região da cabeça, na face, pescoço, boca ou mandíbula. Seja qual for a localização, a explicação para esse desconforto pode ser algo simples, como uma dor de dente causada pela cárie, ou a causa pode ser mais difícil de identificar, como disfunção temporomandibular (DTM).
São provocadas pela disfunção de um ou mais elementos da articulação que liga a mandíbula à cabeça.
Os motivos são diversos e complexos. O controle da dor orofacial requer uma análise e muitas vezes a atuação de equipe multidisciplinar especializada é indispensável.
É um dos sintomas mais comuns encontrados nos pacientes com DTM e DOF. Existem centenas de tipos de cefaleias (dor de cabeça) e para o êxito no tratamento é necessário um diagnóstico preciso e intervenção apropriada.
Os estudos do bruxismo avançam frequentemente. Hoje existe um consenso que define o bruxismo como uma atividade involuntária. Hábito de ranger, apertar dos dentes, encostar, ou segurar tensionar a mandíbula na mesma posição. Podendo ser dividido em bruxismo do sono e bruxismo de vigília.
Sou o Dr. Rafael Tardin R F Gonçalves, fisioterapeuta, formado pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais. Durante a minha formação, sempre fui preocupado em cuidar do paciente no intuito de controlar a sua dor e reestabelecer a função dos movimentos.
Sou Cirurgião Dentista e Fisioterapeuta, especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.
Meu objetivo é oferecer aos meus pacientes um diagnóstico mais preciso e desta forma propor um plano terapêutico mais personalizado para cada condição. É gratificante poder aliviar o processo doloroso do paciente!
CRO MG 63568 / Crefito 94223F